top of page

PILATES CLÍNICO

O método Pilates foi desenvolvido por Joseph H. Pilates que trabalha em sequências de movimentos controlados e precisos, buscando a completa coordenação de corpo, mente e espírito.

 

O Pilates é um método que proporciona a realização de exercício físico e alongamento sob a orientação de um fisioterapeuta, onde realiza os movimentos de forma correta.

 

O método utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

 

Trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

 

 

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática.

 

O método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente:

  1. O centro de força (core);

  2. A concentração;

  3. O controle;

  4. A fluidez de movimento;

  5. A precisão;

  6. A respiração.

 

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente na realização de qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.

 

Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.

 

Os benefícios são muitos, como promover coordenação motora, estimula a circulação sanguínea, diminui tensão muscular, estimula o metabolismo, proporciona melhor consciência corporal, previne lesões, fortalece os músculos  da coluna vertebral, onde alonga, fortalece e equilibra a musculatura profunda que promove uma estabilização da coluna vertebral.

 

Todas as pessoas podem praticar o pilates, desde os que buscam um melhor condicionamento físico até os que buscam uma reabilitação, uma vez que façam sob uma orientação especializada, realizando exercícios específicos para cada praticante.

Fototerapia - Terapia através da luz
bottom of page