top of page

Ergonomia (NR17)

 

Serviços:

 

Análise Ergonômica do Trabalho - AET

 

A AET é um estudo realizado do ambiente de trabalho visando analisar e neutralizar os fatores de riscos, ou seja, as situações que possam dar origem as LER/DORT’s, como por exemplo: repetitividade, posturas inadequads e força excessiva e os fatores ambientais que envolvem DISPÊNDIO ENERGÉTICO. É aplicada em postos de trabalhos administrativos e operacionais com potencial de causar danos à saúde. Critérios exigidos pela legislação brasileira desde 1990 pela Norma Regulamentadora n°17 (nR 17) e pelo eSocial (projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados) a partir de 2014.

A análise Ergonômica do Trabalho contempla todos os itens exigidos pela Norma Regulamentadora NR 17 em seu Manual de Aplicação e todos os itens exigidos pela OHSAS 18001.

É desenvolvida em três etapas: uma no campo, para levantamento de todas as informações sobre o posto de trabalho, sobre o trabalhador e sobre toda a situação de trabalho, uma interna, para compilação dos dados apurados e estudo das melhorias necessárias e a última com a Empresa, para apresentação da AET, validação das melhorias recomendadas e elaboração do plano de ação.

 

 

bottom of page