A Ergonomia e o eSocial
O eSocial é um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional.
A Análise Ergonômica do Trabalho - AET é um documento que mostra os riscos ergonômicos e é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cuja atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outro que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos.
A AET recomenda as intervenções e ou adaptações necessárias, seja no ambiente de trabalho, mobiliário, máquinas, equipamentos e ferramentas, ou nos processos de trabalho, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, além de preservar a saúde do trabalhador e em especial prevenir o acometimento das LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho).
Não basta somente que identifiquemos os riscos presentes no ambiente de trabalho, através da AET é preciso que desenvolva trabalhos em ergonomia e aplique conceitos de gestão em suas análises de risco: identificando, eliminando (ou controlando), priorizando, avaliando e validando seus trabalhos, caracterizando as atividades de trabalho, estabelecendo prioridades para as ações de controle e principalmente acompanhamento do trabalho.
O Programa de Ergonomia na Empresa, promove a mudança de uma postura reativa, para uma postura preventiva, torna-se necessário evidenciar primordialmente o caráter proativo do trabalho dos Comitês de Ergonomia, além da preocupação com melhoria contínua e do cumprimento pleno da legislação aplicável.
O modelo de Gerenciamento dos Riscos Ergonômicos, tem como objetivo atender os requisitos da OHSAS 18001 e principalmente atender o eSocial, evidenciando o cumprimento da legislação, proatividade e melhoria contínua.
O Programa de Ergonomia na Empresa é de suma necessidade no momento para a real e correta adequação e cumprimento do eSocial. As informações têm que estar corretas pois qualquer falha pode gerar grandes transtornos para o empregador.