• Início

  • Quem Somos

  • Para Você

  • Para Sua Empresa

  • Blog

  • Contatos

  • More

      (31) 3847.1898

      (31) 8540.7014

      claudiopavione@sollievocolunavertebral.com

      Contatos:

      Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.

      Hebreus 11:01

      Rua Colômbia, 89 Loja A, Ana Rita,

      Timóteo | MG - Cep 35182-318

      O que é LER/DORT?

      20/11/2015

      PILATES CLÍNICO NA CORREÇÃO DA POSTURA

      19/11/2015

      Dicas de Postura: Como carregar mochilas, compras, malas e outros objetos pesados

      19/11/2015

      OSTEOPATIA: Um tratamento global

      18/11/2015

      Saúde da Coluna

      17/11/2015

      Modo de manusear objetos em lugares altos

      16/11/2015

      POR QUE AS MULHERES SÃO MAIS ACOMETIDAS PELA LER/DORT?

      23/10/2015

      FOTOTERAPIA (Terapia através da luz)

      21/10/2015

      Bons Motivos Para Implantação da Ergonomia

      19/10/2015

      OSTEOPATIA: MUITO ALÉM DA COLUNA

      15/10/2015

      Please reload

      Postagens Recentes

      Dicas de Postura: Como carregar mochilas, compras, malas e outros objetos pesados

      19/11/2015

      PILATES E SEUS BENEFÍCIOS PARA O TRATAMENTO DA COLUNA

      15/10/2015

      O que é LER/DORT?

      20/11/2015

      1/5
      Please reload

      Posts em Destaque

      Bons Motivos Para Implantação da Ergonomia

      19/10/2015

      |

      Cláudio Pavione

      ​BENEFÍCIO AUXÍLIO DOENÇA - DOENÇAS MOTIVADAS POR FATORES DE RISCOS ERGONÔMICOS E MENTAIS SUPERAM OS TRAUMÁTICOS DE ACORDO COM DADOS DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCISA SOCIAL.

       

      DADOS OBSERVADOS ENTRE 2000 E 2011 NO BRASIL, CHAMAM A ATENÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
      

      A evolução da motivação mórbida dos afastamentos que se desloca do infecto-traumáticos para os crônicos;
      A tabela abaixo apresenta as 20 principais doenças (Classificação Internacional de Doenças - CID) com maiores ocorrências para o benefício Auxílio Doença;

       

      As 20 CIDs (doenças) representam 50,17% de todos os afastamentos relativos aos segurados empregados de empresas com CNPJ e CEI observados entre 2000 e 2011 – Brasil;

       

       

      Nesse duodecênio as doenças do grupo M e F (riscos ergonômicos e mentais) da CID, juntas alcançaram peso de 20,76% de todos os afastamentos, superando aquelas do grupo S-T (traumáticos) com 19,43% do total. Juntas elas respondem por 40,25% de todo o universo previdenciário;

       

      Norma Regulamentadora 17 (NR17)- Ergonomia
      Obrigatória por qualquer empresa ou instituição que tem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, incluindo empresas privadas e públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário. Esta norma estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, e diz que para avaliar essas adaptações cabe ao empregador realizar a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

       

      Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
      Estudo desenvolvido por profissional capacitado em ergonomia para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Ou seja, um documento que reúne análise de condições de trabalho como levantamento e transporte de carga, mobiliário, equipamentos, organização do trabalho e condições ambientais como níveis de ruído, iluminância, temperatura, umidade e velocidade do ar.
      Este estudo busca oferecer dados suficientes para implantação de melhorias no ambiente e postos de trabalho, levando em consideração a saúde, bem estar e segurança de seus colaboradores, contribuindo também na melhora do desempenho.

       

      eSocial

      É um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional.

      Não basta somente que identifiquemos os riscos presentes no ambiente de trabalho, através da AET é preciso que desenvolva trabalhos em ergonomia e aplique conceitos de gestão em suas análises de risco: identificando, eliminando (ou controlando), priorizando, avaliando e validando seus trabalhos, caracterizando as atividades de trabalho, estabelecendo prioridades para as ações de controle e principalmente acompanhamento do trabalho.

       

      Nexo Técnico Epidemiológico - NTEP
      A AET é uma importante ferramenta no caso do Nexo Técnico Epidemiológico, pois com a inversão do ônus da prova, ou seja, com as empresas tendo que provar que não são causadoras de doenças ocupacionais, uma AET em mãos facilitaria e agilizaria o processo. Com o NTEP passa a ser considerada como doença ocupacional toda patologia com incidência “estatisticamente” maior do que a esperada, através do cruzamento da CID (Classificação Internacional de Doenças) com o CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica). Como exemplo, podemos citar que toda Tendinite (CID M65) em bancários (CNAE 65.21-8) será considerada como doença ocupacional, até prova em contrário.

       

      Redução de imposto
      Outra característica do NTEP é a condições de analisar individualmente cada empresa e seu desempenho na questão da preservação da saúde de seus funcionários e assim cobrar diferenciadamente a alíquota do SAT. Empresas que investem em segurança e medicina do trabalho e obtêm bons resultados poderão pagar 50% a menos do que vem pagando de SAT e aquelas que não conseguem tal êxito terão que pagar até 100% a mais do que vêm pagando.

       

      Contribuição no controle de Absenteísmo
      Diversos autores enfatizam que a etiologia do absenteísmo é determinada principalmente por condições de trabalho. Algumas razões que provocam essa situação são justamente condições desagradáveis de trabalho, empobrecimento e repetitividade de tarefas, organização e supervisão deficiente, falta de estímulo e motivação, entre outras (COUTO, 1987; ANSELMI, 1990; CHIAVENATO, 2002; FONTES, 2002).

       

      Diminuição dos riscos de Doenças Ocupacionais
      As condições de trabalho inadequadas afetam a saúde do trabalhador, e sabendo que o desconforto é o precursor das doenças ocupacionais e de várias outras condições prejudiciais e que prevenir tem a ver com a eliminação das causas dos problemas, a Ergonomia pode colaborar para prevenção desses casos.

       

      Relação Custo-Benefício
      É comum ocorrer perdas nos processos produtivos. Perdas como falhas na gestão de saúde, do meio ambiente e da segurança ocupacional são evidentes, diferentemente das perdas patrimoniais, de eficiência e de produtividade, que nem sempre são claras. Neste sentido, a Ergonomia torna as falhas e suas respectivas perdas evidentes e mostra caminhos para solução. Cabe aqui citar um comparativo importante: para cada dólar investido em prevenção obtém-se 4 dólares de retorno em produtividade (Revista Exame, 1995).

       

      Saúde, Conforto e Segurança dos colaboradores
      A NR17 salienta que visa proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, e portanto é isso o que a AET busca.

       

      Processos de Certificação
      Para obter algumas certificações tais OHSAS 18001; BS8800; NBR18800, ABNT, existem exigências de alguns requisitos de Ergonomia.

      Please reload

      Siga-nos

      Coluna Vertebral

      DORT

      Distúrbio

      Em pé

      Ergonomia

      Esforço

      Fotorerapia

      LER

      LER/DORT

      Lesão

      Lombalgia

      Osteomuscular

      Pilates

      Relacionado

      Repetivivo

      Sollievo

      Trabalho

      abdome contraído

      acima

      alongamento

      altura

      articulares

      articulação

      artrose

      atividade

      braços

      bruxismo

      bursite

      bursites

      busites

      cabeça

      caminhar

      carregar

      carrinho

      cefaleias

      cervical

      cifose

      coluna

      coluna vertebral

      compras

      computador

      correção

      corrige

      costas

      costas retas

      deitar

      desconfortos

      desvios

      dirigir

      distensão muscular

      distúrbios

      doença do trabalho

      dor

      dores

      duas

      eSocial

      elevados

      elevar

      em pé

      empurrado